A Helicônia (Heliconia rostrata) , também conhecida como caeté, bananeira-do-brejo, bananeira-do-mato ou papagaio, é uma planta tropical da família Heliconiaceae.
Obs: Há várias espécies de helicônia muito parecidas, Heliconia rostrata é a mais cultivada em jardins. Agrupamos nesta página também imagens de aves interagindo com outras espécies do mesmo gênero (Heliconia).
O tipo de inflorescência desta planta é incomum relativamente às outras helicônias. São inflorescências pendentes, e o comprimento varia com o número de flores. As brácteas, de cores vermelho, verde e amarelo, envolvem e protegem as flores, muito vistosas, de intenso e exuberante colorido e, na maioria das vezes, com tonalidades contrastantes. As flores surgem do interior das brácteas e produzem um néctar que serve de alimento para muitos pássaros, especialmente beija-flores. Em outras espécies a inflorescência pode ser ereta, em vez de pendente.
Se bem adubada e irrigada, esta helicônia produz flores durante o ano todo, principalmente nos meses mais quentes.
São consideradas geófitas, ou seja, se reproduzem não somente pelas suas sementes, mas também por seus rizomas, cuja principal função é servir como fonte de reservas, nutrientes e água para o desenvolvimento sazonal. Divisão de touceira.
Beija-flores e cambacicas, principalmente.
Nativa do noroeste da América do Sul (Amazônia), hoje é encontrada em jardins de todo o país.
Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Heliconia_rostrata